Amores de verão… No congelador!

Amores de verão… No congelador!

 

No verão, debaixo de um solero exotic, a sede junta-se à vontade de comer e diz “Olá” à menina Camy. Os pernas de pau saem da caixa e armam a barraca na praia. No inverno, esgotam-se as edições limitadas e só há calippos, para os que ficam a chupar no gelo.

Quem nunca foi na canção do gelado, que atire a primeira colherada. São arcas frigoríficas de sorvetes, neste cartaz que se chama Globo, onde muitos pernas de pau querem ocupar todas as arcas e algumas geleiras guardam para consumir mais tarde. O Perna de Pau tem olho de vidro e cara de mau e é a versão masculina da Camy Sutra. Este pirata é um clássico nos cartazes de verão. Existe também a versão mega que tem a mesma essência, mas uma cara de pau maior. A Camy Sutra é, normalmente, uma montra de gelados mais secundária, em relação à concorrência. Por vezes, esta variedade só é escolhida se o produto de primeira linha não der um “Olá” da sua graça em todos os quiosques.

Quem nunca comeu gelados com a testa, pode levar a taça do sorvete. Para um verão super maxi e um inverno a fazer a feast é preciso conhecer as espécies sazonais de ante-verão. O rol, enrola todas as toalhas de praia que vê no areal. Há o cornetto royal, que tem a mania que é o rei da esplanada e o cornetto fresh, que é um dos frescos. Quanto ao cornetto enigma, ainda há muito para descobrir, apenas se sabe que continua a espetar cornettos no areal… E a vida sorri. As geladas Picolés só têm água solidificada na cabeça, mas colocam muitos mini milks a derreter aos seus pés. No geral, são blocos de fruta da época cilíndricos ou retangulares. Podem danificar a caixa dos pirulitos de morango e provocar um friozinho esquisito no congelador.

O magnum é o maior e faz 30 por um gelado. Chocolate preto no branco, o magnum double é um caramelo com jogo duplo e tem duas camadas. Uma no congelador de casa, outra na lancheira térmica. Existe ainda uma versão que te manda ir às amêndoas. Quanto ao formato clássico, às vezes dá-lhe para a maluqueira, convida um magnum menta, junta a pimenta e vira tudo sandwish. O magnum gold tem reflexos dourados na cabeça e prova que nem tudo que luz é ouro.  É só mais um risco a caneta dourada na parede dos amores de verão. O infinity é infinitamente intrujão, promete-te a eternidade e mais um prego. Finalmente o cappuccino… Que deixa sempre a carteira no congelador, faz-te pagar os cafés e depois pergunta: mas o que é que eu fizz?

A canção do gelado já é antiga. O bandido que a cantou em primeiro lugar está em parte incerta. Os chineses e os árabes dividem os créditos com os faraós, mas sabe-se que transportavam neve das montanhas e a misturavam com frutos e mel. Pensa-se que chegou a Portugal na altura da dinastia filipina, mas trazer a neve da Serra da Estrela era um cabo dos gelados. Antigamente, para haver amores de verão era preciso esperar pelo inverno. Os amores de verão deixam para trás mares de lágrimas, pernas de gelados partidas e toalhas enroladas.

De geladus erectus, com a ajuda de um pauzinho, evoluíram para sapiens sapiens, mas muitas espécies parecem vindas das cavernas frigoríficas. As variedades feitas de gelo rasgam a embalagem aos gelados derretidos e encaminham os desperdícios para a reciclagem. Quem já queimou as mãos num gelado de gelo, ou nas paredes de uma arca frigorífica, sabe que a dor é equivalente a um escaldão. Se arder muito vai à água, apanhar mais umas banhadas. Podemos ser todos uns piratas da perna de pau ou umas arcas frigoríficas com o sistema de refrigeração avariado, mas… Epá… No fim vamos gramar a pastilha.

Patrícia Tavares

International journalist, writer and voice over artist. Patrícia Tavares is a Portuguese journalist based in France, specialising in broadcast, online and print fashion journalism. Currently working at Euronews television channel and contributing to a variety of publications and digital platforms at the forefront of the fashion industry. A presence at Paris Fashion Week and top fashion events around Europe. Soon to be an author and considered influential with an edgy vision on her fashion and lifestyle blog.

Share This Post

Leave a reply